top of page

Cultura Unespar

Cultura: dizem os doutos e os dicionários que a palavra vem do latim “colere”, cultivar. 

 

Cultura é cultivo.

Cultivo de si e do outro. Cultivar nossas relações, criar espaços de trocas e condições de novas sociabilidades. Amizade e amor são atos de cultura.

Cultivar amigos à mesa é cultura. O sabor da comida de infância, a nossa infância que é sempre única, intransferível e, por vezes, incomunicável. Sabor da comidinha de mãe-vó-tio-tia é cultura.

 

Cultivar a imaginação e a sensibilidade através da arte é cultura. Cultivar-se para imaginar mundos outros, para sentir de maneiras menos automatizadas.

 

Cultivar-se para render culto é religião, e religiosidade é expressão de cultura.

 

Cultuar nossos antepassados, nossa história e aquela dos povos originários. Lembrar-se, porque memória é cultura. 

 

Cultivar o amor pelas palavras da nossa língua, flor do lácio in (culta) e bela, é cultura. Por falar em palavras, “colere” também nos lembra outra palavra: ‘cólera’: a cólera que alimenta a luta contra todas as formas de opressão, preconceito, injustiça, diminuição da nossa alegria de vida. Cólera também é cultura.

 

Cultivar o solo, fazer colheita do pão. Cuidar da natureza, saber-se um com outras espécies, com plantas, rios, ar, as chuvas. Agricultura, como o nome já diz, é cultura (já o agronegócio, pode que seja outra coisa...).

 

Cinema, teatro, literatura, dança, poesia, pintura, música, artesanato, grafite, arquitetura, comidas, festas e saberes populares, agroecologia, enfim, uma grande lista de manifestações materiais e imateriais que nos formam, nos moldam, nos cultivam. Cultura (s): diversas, complexas, plurais. 

É difícil (se não impossível) encontrar uma definição não problemática de cultura. Talvez porque cultura não se trate de um ser que possa ser definido, mas de um “sendo”, sempre em processo, sempre em construção, sempre efêmero. A UNESPAR está agora no processo de elaboração de sua Política Institucional de Arte e Cultura. Por isso, convidamos estudantes, docentes, agentes, artistas, gestores culturais e comunidade externa nessa construção coletiva.

Que culturas temos?

Que culturas queremos?

Que mundos queremos cultivar?

- Texto de Marcelo Bourscheid

Todos os vídeos

Todos os vídeos

Todos os vídeos
Buscar vídeo...
É possível mudar de cultura - A cultura se transforma

É possível mudar de cultura - A cultura se transforma

09:52
Reproduzir vídeo
O que é cultura? O que é cultura dominante? O que é cultura popular?

O que é cultura? O que é cultura dominante? O que é cultura popular?

09:52
Reproduzir vídeo
Cultura, arte e poder

Cultura, arte e poder

06:43
Reproduzir vídeo

Vídeos do Cauê

PIAC-Banner-90x120cm (1).jpg

Noção de Cultura

A noção de cultura, no âmbito da Unespar, contempla os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da comunidade interna e externa da universidade.

 

Esta noção de cultura deve observar os mecanismos de participação social, a relação da cultura com a educação, a valorização da produção artística, o estímulo à diversidade, a promoção da livre expressão, a salvaguarda do patrimônio e da memória cultural.

PIAC_LOGO_branco-02.png

A Política Institucional de Arte e Cultura da Unespar, a partir do reconhecimento e da valorização da pluralidade de expressões artísticas e culturais que constituem o território muticampi da Universidade, pretende construir as diretrizes das ações que serão colocadas em prática para o fortalecimento da Cultura como eixo transversal e integrado ao processo de formação acadêmica.

Leia mais

bottom of page